sábado, 22 de agosto de 2009

Erasto ao Cubo - Nova Campanha do Hospital Erasto Gaertner

Hospital Erasto Gaertner conta com a ajuda da sociedade para a sua ampliação

Com 36 anos de fundação, o Hospital Erasto Gaertner está vencendo mais um desafio: a conclusão da obra iniciada há dez anos para ampliar a capacidade de atendimento da instituição. Ao todo, a obra possui 3.500 m² e está orçada em R$ 12 milhões.

Com a expansão, o Hospital Erasto Gaertner aumentará o volume de atendimento em cinco vezes. Em 2008 a instituição atendeu 281 mil pacientes, sendo 90% destes do SUS. Também serão dispostos mais de 30 leitos pelo SUS, além dos atuais. Os consultórios serão interligados, possibilitando a interação de acadêmicos, residentes, reforçando o título de Hospital-Escola.

Os três novos andares estarão equipados com áreas climatizadas, banheiros adequados para portadores de necessidades especiais. As enfermarias estarão equipadas com no máximo três leitos, para proporcionar privacidade e conforto.

O Hospital Erasto Gaertner também passará a ter a Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), seguindo rigorosas normas técnica para prestar atendimento e recuperação destes pacientes.

A nova gestão do Hospital Erasto Gaernter conseguiu estabilizar os recursos financeiros para retomar a obra desde a fundação à revisão do projeto hidráulico e arquitetônico. E, agora, depende da sociedade para dar sequência à obra. Segundo o superintendente do Hospital Erasto Gaertner Flavio Tomasich os recursos do hospital não conseguem manter uma construção de grande porte. “Contamos sempre com o apoio da sociedade e agora mais do que nunca.”

Campanha
Para marcar a campanha o elo simbólico da doação são cubos de madeira maciça, que remete a tradição, nobreza e requinte que serão projetados no Hall de entrada do Hospital. Para participar desta campanha, empresas e pessoas físicas poderão adquirir os cubos com lances mínimos de R$ 3.500.

O Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento de câncer no sul do país, atende pacientes do Brasil todo. Em 2008, a instituição gerou 1.089.239 procedimentos hospitalares, entre consultas, exames e cirurgias.

Assessoria de Imprensa
Hospital Erasto Gaertner
Comunicare - Soluções Integradas de Comunicação
(41) 3013-5018



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PEC aumenta recursos para educação

Para Picler, medida viabiliza implantação do piso nacional para professores

O deputado Wilson Picler (PDT-PR) defendeu a rápida aprovação, pela Câmara, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 277/08, que extingue gradualmente a incidência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre os recursos destinados à Educação. Em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura, a PEC foi apontada como a solução para resolver as dificuldades dos municípios para implantar o piso salarial nacional dos professores.
Wilson Picler disse que vai se empenhar para que a PEC seja aprovada com urgência. Segundo o texto em discussão na Câmara, o percentual de recursos que o governo pode retirar da educação será reduzido de 20% para 12,5% em 2009, para 5% em 2010 e para zero a partir de 2011. "Isso significa que teremos mais recursos na pasta da Educação e assim poderemos equacionar as dificuldades", ressaltou.
Em entrevista à Rádio Câmara, Picler diz que existem distorções no repasse do Fundeb que precisam ser corrigidas. A PEC é importante porque os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não serão suficientes para garantir a implantação do piso, segundo alertou o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches.
"Neste momento em que não há crescimento da economia, há diminuição do consumo e da arrecadação dos impostos municipais e estaduais. Isso faz com que tenhamos uma queda de recursos nos fundos municipais e estaduais para poder pagar os salários e fazer a manutenção e o desenvolvimento do ensino básico. Os municípios estão tendo uma grande dificuldade em 2009, até porque este é o ano em que estamos implantando o piso nacional dos salários", argumentou Sanches.

Apoios
A necessidade de aprovar a PEC também foi defendida pelo diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto. Ele reconheceu que um dos grandes problemas do Fundeb é o ajuste necessário quando há queda na arrecadação tributária. Corrêa afirmou que o impacto da crise, por exemplo, afeta o valor aluno/ano do Fundeb. "O governo sabe disso, está preocupado e busca alternativas", garantiu.
O deputado Átila Lira (PSB-PI) também lembrou que o Fundeb depende da evolução das diversas receitas e avaliou que, por causa da queda de arrecadação, haverá dificuldades na implantação do piso. Lira, que integra a Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Professores, disse que vai se empenhar para a aprovação da PEC 277/08.
O texto principal da PEC foi aprovado em junho, mas ainda falta analisar um último destaque para concluir a votação em primeiro turno. A proposta precisa ser votada em segundo turno para ir ao Senado.
Edson Fonseca

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Caminho de Abraão"

Deputado Federal Wilson Picler participa do lançamento "Caminho de Abraão"

Na noite do último dia 03/08 o Deputado Federal Wilson Picler (PDT-PR) participou do lançamento do Projeto "Caminho de Abraão" em Curitiba. O evento, promovido pela Gazeta Arabe Brasileira com o apoio do Grupo Educacional Uninter, mostrou aos convidados o Projeto dirigido e coordenado pela ONG Inicativa Caminho de Abraão, com sede em São Paulo, e os detalhes da criação, rota turística, objetivos, e planos futuros desse projeto que já é considerado um sucesso por promover trabalhos conjuntos entre árabes e judeus no Brasil, Estados Unidos e Médio Oriente. De acordo com o Deputado Wilson Picler "o jantar para a divulgação do Caminho de Abraão foi um grande acontecimento, principalmente por que nos proporcionou ver árabes e judeus sentados juntos à mesa, conversando e trocando idéias, em um clima de amizade e respeito". Participaram do jantar os Sheikhs Houssam Al Boustani, de São Paulo, Mohammad Ibrahimi, de Curitiba, o Rabino da Comunidade Israelita do Paraná, Pablo Bermam, o Presidente da Federação Israelita do Paraná, Professor Manoel Knolphfolz, o Coordenado Técnico do Projeto no Brasil, Professor Fernando La Torre, entre outras personalidades. A rota turística "Caminho de Abraão", que sai da Turquia e vai até Israel, passando pela Síria e Palestina, tem cerca de 1.100 km e assim como Santiago de Compostela pode ser percorrida a pé, de carro ou ainda de bicicleta, com paradas para alimentação, pernoites e pontos de informação.